É importante deixar claro que o SindimotoSP — entidade sindical com representatividade legal dos motofretistas, entregadores e ciclistas no Estado de São Paulo, reconhecida pelo Governo Federal por meio de Carta Sindical — não foi convidado nem participou da referida reunião.
Segundo informações disponíveis publicamente, participaram do encontro pessoas com atuação nas redes sociais, algumas delas com histórico de colaboração com a empresa, mas sem vínculo formal de representação da categoria profissional. Para o SindimotoSP, tal iniciativa, embora legítima no âmbito da liberdade de expressão e participação social, não substitui o papel constitucional dos sindicatos nas tratativas relativas a direitos e condições de trabalho.
Essa estratégia da empresa confirma, mais uma vez, a conduta antissindical já denunciada e punida pelo Ministério Público do Trabalho, que em outra oportunidade multou o iFood em R$ 6 milhões por práticas abusivas.
O SindimotoSP também reitera os seguintes pontos:
Por esses motivos, o SindimotoSP protocolou solicitação de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho, ao Tribunal Regional do Trabalho e ao Tribunal Superior do Trabalho, buscando o estabelecimento de um canal formal de negociação entre a empresa e o sindicato.
A entidade reafirma seu compromisso com a categoria, pautado pelo diálogo institucional, pela legalidade e pela defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores.
Mín. 17° Máx. 23°
Mín. 17° Máx. 24°
ChuvaMín. 17° Máx. 21°
Chuva