Isso aconteceu devido uma tabela feita pelo SindimotoSP com os custos dos trabalhadores no exercício da profissão.
Essa tabela regulamentou de vez os parâmetros do dissídio coletivo em São Paulo a partir daquela data e, com o passar dos anos, foi alterada tanto em relação a índices de reajuste devido as variações do IPCA ou INPC, como também foram adicionadas outras questões, sempre no sentido de preservar ganhos justos aos trabalhadores da categoria, bem como direito a saúde e segurança.
Agora, na discussão da regulamentação das empresas de aplicativo que está acontecendo em Brasília, o SindimotoSP, a Febramoto e o Conselho Nacional dos Sindicatos de Motofrete, apresentaram uma Tabela de Custo da Profissão atualizada, que é ampla e somatório de entendimentos que contemplam todas as necessidades dos entregadores por app para o exercício digno e justo da profissão, além de ser uma necessidade urgente para dar fim a precarização do setor promovido pelas empresas de aplicativos.
Atualmente, por conta da exploração sem limites destas empresas, mais de 50 % dos ganhos dos motoboys por aplicativos ficam com as dispensas do dia a dia e custos de manutenção com a motocicleta. O pior ainda é que, em caso de acidente, a conta também fica com os entregadores. No caso de morte, a família ainda arca com todas as despesas do velório.
Para se ter uma ideia, atualmente os trabalhadores gastam em média R$ 71,00 por dia com manutenção - chegando a tirar de seu próprio bolso cerca de R$ 2.200,00 por mês para trabalhar.
Na tabela, as instituições citadas acima relatam minuciosamente os custos atuais que os entregadores tem que arcar em relação a sua segurança, a manutenção de sua motocicleta e ainda, despesas com impostos e tributos, consumindo mais da metade do que ganha.
A intenção através da tabela é abrir discussão para que as partes envolvidas sensibilizem-se e possam oferecer remuneração digna aos trabalhadores.
VEJA abaixo Tabela de Custo TRT SP - Proposta GT Trabalhadores
Confira publicação no Jornal A Voz do Motoboy que trata do assunto