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SindimotoSP, Febramoto e Conselho Nacional dos Sindicatos de Motofrete entregam proposta para o Governo Federal com parâmetros de cobrança do custo da profissão; documento dá precificação para remuneração mínima no motofrete

Em 2009, para colocar um fim no piso alternativo que destruía a categoria e não dava um salário digno nem direitos trabalhistas aos motoboys da capital, o SindimotoSP e o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT - SP ), uniram forças e conseguiram aprovar um Piso Mínimo para os trabalhadores do motofrete junto as empresas de entregas express tradicionais.

17/07/2023 10h59 Atualizada há 1 ano
Por: Fonte: Febramoto
Divulgação
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Isso aconteceu devido uma tabela feita pelo SindimotoSP com os custos dos trabalhadores no exercício da profissão.

 

Essa tabela regulamentou de vez os parâmetros do dissídio coletivo em São Paulo a partir daquela data e, com o passar dos anos, foi alterada tanto em relação a índices de reajuste devido as variações do IPCA ou INPC, como também foram adicionadas outras questões, sempre no sentido de preservar ganhos justos aos trabalhadores da categoria, bem como direito a saúde e segurança.

 

Agora, na discussão da regulamentação das empresas de aplicativo que está acontecendo em Brasília, o SindimotoSP, a Febramoto e o Conselho Nacional dos Sindicatos de Motofrete, apresentaram uma Tabela de Custo da Profissão atualizada, que é ampla e somatório de entendimentos que contemplam todas as necessidades dos entregadores por app para o exercício digno e justo da profissão, além de ser uma necessidade urgente para dar fim a precarização do setor promovido pelas empresas de aplicativos. 

 

Atualmente, por conta da exploração sem limites destas empresas, mais de 50 % dos ganhos dos motoboys por aplicativos ficam com as dispensas do dia a dia e custos de manutenção com a motocicleta. O pior ainda é que, em caso de acidente, a conta também fica com os entregadores. No caso de morte, a família ainda arca com todas as despesas do velório.

 

Para se ter uma ideia, atualmente os trabalhadores gastam em média R$ 71,00 por dia com manutenção - chegando a tirar de seu próprio bolso cerca de R$ 2.200,00 por mês para trabalhar. 

 

Na tabela, as instituições citadas acima relatam minuciosamente os custos atuais que os entregadores tem que arcar em relação a sua segurança, a manutenção de sua motocicleta e ainda, despesas com impostos e tributos, consumindo mais da metade do que ganha. 

 

A intenção através da tabela é abrir discussão para que as partes envolvidas sensibilizem-se e possam oferecer remuneração digna aos trabalhadores. 

VEJA abaixo Tabela de Custo TRT SP - Proposta GT Trabalhadores

Confira publicação no Jornal A Voz do Motoboy que trata do assunto

 

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