O evento contou com a presença da Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Liana Chaib, além do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Edno Moura, representantes do Ministério do Trabalho, Defensoria e Auditoria Pública, além de líderes, autoridades e sindicalistas.
Antonio de Moura Fé Neto, presidente do Sindimoto Piauí também esteve presente e relatou diretamente à Ministra a precarização que o setor vem passando.
Segundo Mora Fé, atualmente, a capital Teresina conta mais de 10 mil trabalhadores em situação deplorável, sem condições de trabalho e benefícios, sujeitando-se a pressão para cumprimento de prazo de entrega e produtividade estabelecida pelas próprias empresas de app.
Nesse cenário, os riscos de acidentes e debilitação da saúde dos trabalhadores aumentam, assim como os óbitos devido a carga horária excessiva, baixos salários, falta de benefícios e condições de trabalho.
Para Moura Fé, as empresas de apps estão produzindo verdadeiros zumbis, porque esses trabalhadores vivem à margem da sociedade e até ausentes do âmbito familiar, devido a horas e horas passadas em cima das motos.
O MPT do Piauí, no seminário, pode entender de forma mais ampla a situação e a urgência que se faz presente para dar fim a precarização. Medidas serão tomadas e comunicadas em breve.
Abaixo, banner com programação do evento e imagens