Uma das pautas do encontro será a criação de mesas tripartites para tratar dos direitos de trabalhadores de aplicativo, além do reforço de mecanismos de negociação coletiva que foram fragilizados durante o governo Jair Bolsonaro (PL), abrindo espaço para precarização das relações do trabalho em todos os setores da economia brasileira.
Lula e Marinho querem discutir especificamente a atual situação dos trabalhadores de aplicativo no Brasil, tema este que foi reivindicação do SindimotoSP e da Febramoto em ofício entregue ao então candidato Lula um dia antes das eleições, em outubro de 2022. Na ocasião da entrega do documento estavam os sindicatos de motofrete de Brasília e da Paraíba.
Rodrigo (SindimotoSP), Lula, Ernani (Sindimoto Paraíba), Gil (SindimotoSP) e Luiz (Sindimoto Brasília)
Clique aqui e leia matéria sobre o assunto
A intenção do atual governo federal é encontrar formas de garantir mais proteção social e direitos trabalhistas aos profissionais que atuam no setor. O tema será tratado nessas mesas de negociação tripartite.
Além disso, Lula pretende discutir com os sindicalistas o reajuste do salário mínimo. As centrais defendem reajuste com base no INPC (estimativa da inflação) e crescimento do PIB (4,6%) de 2021. O salário mínimo hoje é de R$ 1.320.