O Denatram (Departamento Nacional de Trânsito) deixará de existir nos próximos dias. Isso porque o órgão será substituído pela Senatran (Secretária Nacional de Trânsito) a partir do dia 16 de setembro – próxima quinta-feira. O responsável pela nova secretária será Frederico Carneiro, atual diretor-geral do Denatran.
Esta mudança foi publicada pelo Governo Federal de acordo com o Decreto Federal nº 10.788/21. Assim, a Senatran passa a ser à entidade máxima executiva de trânsito do País, a qual cabe exercer as competências estabelecidas no art. 19 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro.
A nova secretária fica responsável por executar as normas e diretrizes do Contran. Praticamente as mesmas funções do quase extinto Denatran, porém, com mais autonomia para tomar decisões. Isso porque ela será diretamente subordinada ao Ministério da Infraestrutura.
Com essa alteração, o órgão máximo executivo de trânsito da União passa a ter mais força na gestão da política nacional de trânsito. Tais ações refletirão na melhoria da segurança viária; no aprimoramento da educação para a cidadania no trânsito; na garantia da melhoria das condições de mobilidade urbana e viária, na acessibilidade e na qualidade ambiental; e no fortalecimento do Sistema Nacional de Trânsito.
A Senatran também se juntará a outras quatro secretárias do Ministério da Infraestrutura. São elas:
Secretária Nacional de Aviação Civil
Secretária Nacional de Portos e Transportes Aquiviários
Secretária Nacional de Transportes Terrestre
Secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias
Leia também Justiça do Trabalho de Cuiabá, Mato Grosso, reconhece vínculo de emprego entre motorista e Uber
Fique por dentro de tudo que acontece no setor do motofrete acompanhando as notícias publicadas em www.jornalavozdomotoboy.com.br.