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Pilotar e passar frio? Nem pensar...

Pilotar uma moto nos dias mais frios é complicado

06/08/2021 14h19
Por: Fonte: Jornal A Voz do Motoboy
Divulgação Abraciclo
Divulgação Abraciclo

Nos meus 50 anos de habilitação já pilotei em lugares muito frios, com temperaturas baixíssimas, e posso dizer com certeza: o inverno pede atenção redobrada ao guidão.

Quando a temperatura cai, é preciso ficar alerta a três fatores: ao nosso organismo, que deve estar bem aquecido, às condições da moto e da pista.

Sempre saio de casa muito bem agasalhado para me proteger do frio e, principalmente, do vento. Pode parecer um cuidado bobo, mas precisamos estar confortáveis ao pilotar a moto para garantir a nossa segurança e de quem está próximo.

Em dias congelantes, eu, por exemplo, gosto de usar uma segunda pele, feita de tecido sintético e que ajuda a manter a temperatura do corpo.

Com isso, não preciso vestir várias camadas de roupas, uma em cima da outra, que me deixam desconfortável.

Têm pessoas que preferem vestir aquelas jaquetas com forro, que pode ser retirado caso a temperatura aumente.

Não importa qual seja a sua escolha. O importante é ficar bem aquecido durante toda a sua jornada de trabalho para poder ter atenção total na condução. E lembre-se de sempre ter uma capa de chuva em boas condições junto a você, já que uma roupa molhada aumenta bastante a sensação de frio...

No frio intenso, podemos ainda usar uma balaclava sob o capacete para proteger o rosto e a cabeça. Além disso, vestir um cachecol para aquecer o pescoço e luvas reforçadas (de inverno) aumentam o conforto térmico. Os pés também exigem atenção.

Opte por meias mais grossas e sapatos resistentes. Com todos esses cuidados nos protegemos daquele vento frontal que congela qualquer um.

Feito isso, sua atenção vai para a moto. Procure aquecer o motor durante uns cinco minutos antes de sair de casa. Quando a temperatura está mais baixa, os fluídos que ficam na parte inferior, demoram um pouco mais para subir e fazer o motor funcionar corretamente.

Os pneus também levam alguns minutos a mais para aquecer e garantir uma melhor aderência. Por isso, atenção redobrada ao rodar os primeiros quilômetros. Fique atento às condições da pista, pois o frio da madrugada pode deixar o asfalto úmido e escorregadio.

Observe esses cuidados para encarar mais um dia e siga a recomendação de sempre: olho vivo no trânsito, pilote defensivamente e volte com segurança para casa. 

Wilson Yasuda - consultor de segurança viária da Abraciclo

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