Com a população dentro das casas e demanda maior por entregas devido ao isolamento social, esse ano a situação só piorou, tendo o mês de março o maior aumento
Ano passado as motocicletas foram responsáveis por 80% das internações em acidentes de trânsito no Estado de SP, número esse assustador tendo piora em 2020 com aumento de 87,5% nos óbitos registrados. Parte dessa situação está associada ao início do isolamento social, devido a pandemia do coronavírus, que aumentou a procura da população por entregas feitas em casa, o que deflagrou centenas de contratações de trabalhadores não preparados para o trânsito, por empresas de aplicativos para suprir à demanda das entregas.
As estatísticas do Infosiga-SP revelam que as vítimas são principalmente jovens com idade entre 18 e 29 anos, que representam 43,7% do total de fatalidades em motocicletas. Segundo o Infosiga-SP, as vias municipais concentram 50% das fatalidades e 80% dos acidentes com vítimas.
A Seguradora Líder lançou um Relatório Estatístico apontando, apenas nos primeiros três meses de 2020, mais de 89 mil indenizações pagas para vítimas de acidentes de trânsito. A faixa etária de 25 a 44 anos representou 48% do total de sinistros pagos.
Com isso, o impacto dos acidentes de trânsito na saúde pública cresce anualmente, de acordo com especialistas. Desde 2013, houve aumento de 15,8% no número de internações em hospitais do SUS no Estado, decorrentes de ocorrências com carros e, sobretudo motocicletas, que lideram as estatísticas. Segundo os dados, 80% das internações estão ligados a acidentes com motos.
Para se ter uma ideia da dimensão dessa situação em tempos de pandemia, de 24 de março a 30 de setembro, houve verdadeira explosão nos óbitos, comparado ao mesmo período de 2019, foram 45 contra 72 em 2020, em impressionante número de 60%, enquanto mens e 40% têm entre 21 e 35 anos.
Fatores relacionados ao aumento de mortes de motociclistas em 2020
Longas jornadas de trabalho
Cansaço físico e mental
Entregadores inexperientes
Excesso de cargas nas motocicletas
Diminuição da sensação de perigo
Descumprimento das Leis Federais 12.009 e 12.436 e Lei Municipal 14.491
Entregadores inexperientes
Excesso de cargas nas motocicletas
Falta de fiscalização dos poderes públicos
Baixa remuneração dos entregadores
Excesso de entregadores nas plataformas de Apps
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °